No programa de hoje, conversamos com o Dr. Thyago Cezar, advogado dedicado à causa das pessoas com deficiências craniofaciais, em especial à fissura labiopalatina. "Sim, a fissura lábio palatina, também era conhecida como lábio leporino, que é uma fenda no lábio no céu da boca...", explica o Dr. Thiago.
Mas o que é essa condição? "A ciência ainda não tem um diagnóstico adequado para os motivos, mas em regra geral é por conta de uma não formação...", esclarece. O advogado destaca os desafios enfrentados por pessoas com fissura labiopalatina: "O processo de reabilitação demora entre 10 a 20 anos... causa os mais variados impactos, seja a questão social... a mãe não vai conseguir, eh, destinar sempre a vida para acompanhar essa criança sem que tenha um suporte... há a necessidade também de perceber as dificuldades em relação à fala... as questões funcionais na mastigação... as questões estéticas...".
Dr. Thyago tem se dedicado à luta pelo reconhecimento legal dos direitos de pessoas com anomalias craniofaciais. "Essa luta para o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência para as anomalias craniofaciais tem aproximadamente 10 anos... já atingimos 17 estados com projetos de lei e 10 deles já viraram leis estaduais...", comemora. Ele explica como essas pessoas podem ter seus direitos reconhecidos: "Quando a gente reconhece que uma condição é uma deficiência, nós abrimos todos os direitos que estão lá na lei brasileira de inclusão... direito a reabilitação ou habilitação, direito à saúde, direitos, eh, de prioridades processuais, eh, direito a cotas...".
Ao final da entrevista, Dr. Thyago deixa uma mensagem importante: "É muito importante que as pessoas busquem... os seus direitos... busquem sempre profissionais habilitados e capacitados nessas temáticas das deficiências...". Uma conversa esclarecedora sobre a fissura labiopalatina e a importância da luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
Comments