Deputados estaduais da bancada do PT e do PSOL entraram com pedido de impeachment do secretário de segurança pública Guilherme Derrite. A solicitação foi registrada na Assembleia Legislativa no dia 6 de dezembro.
Durante a coletiva de imprensa, o deputado estadual, Simão Pedro ressalta que o governador Tarcísio de Freitas para tentar amenizar a crise na segurança pública em São Paulo com a sequência de casos de violência policial, diz que repensou e que agora é favorável ao uso das câmeras corporais nos uniformes da Polícia de São Paulo.
“Essa é uma fala que nós repudiamos, porque a todo tempo ele sabia da importância das câmeras corporais para diminuição da letalidade. Os números eram um demonstrativo que essa é uma boa política, mas deliberadamente ele orientou a Polícia a diminuir, não usar, a negligenciar o uso das câmeras como uma política de segurança pública eficiente e eficaz e deixou a coisa correr solta. Agora perdeu o controle, por isso tem que responder pelos crimes de improbidade administrativa, de omissão. Esse secretário não tem condições de continuar à frente da secretaria de Segurança Pública”, ressalta Simão Pedro.
Segundo o deputado, a sociedade clama por uma boa política de segurança pública, não essa que o governo Tarcísio vem implementando, incentivando: “Agora não adianta dar um passo atrás achando que vai resolver, a solução é a saída desse secretário que não tem condição de estar à frente da secretaria de Segurança Pública. Já que o governo não toma essa atitude, vamos encaminhar à Justiça o pedido de impeachment desse secretário”, afirma ele.
Comments